sábado, 23 de novembro de 2013

ENTREVISTA: Blog Alvinegro da Vila fala com o jornalista Ademir Quintino


Com Santos no nome, nascido em Santos e do signo de Peixes, o jornalista e apaixonado pelo Santos Futebol Clube, Ademir Quintino, nos concedeu uma entrevista contando um pouco da sua experiência profissional. Com 40 anos de idade, repórter, assessor de imprensa, blogueiro, radialista, entre outros, Quintino foi eleito como o melhor setorista do Santos FC, em pesquisa realizada pela equipe do blog. Participação especial do santista fanático Caio Malta. Confira abaixo a entrevista completa. 

Alvinegro da Vila: Ademir, onde você se formou em jornalismo e em qual ano?

- Ademir Quintino:  Unisantos, em 2000.

Alvinegro da Vila: Onde você trabalha atualmente?

- Ademir Quintino: Radio Iguatemi/SP e tenho um blog (http://www.ademirquintino.com.br)

Alvinegro da Vila: Como você classifica a importância da faculdade para o seu trabalho de hoje em dia?

- Ademir Quintino: Média. Infelizmente a profissão não é regulamentada e cheio de boçais estão tomando o espaço de quem estudou e se preparou.

Alvinegro da Vila: Você pode nos contar sobre a sua trajetória profissional até hoje?

- Ademir Quintino: Comecei em 97 em uma rádio comunitária. No ano seguinte fui convidado para ir para a Radio Cacique Jovem Pan de Santos. No mesmo ano fui eleito pela Acesan (Associação dos Cronistas Esportivos de Santos) como repórter revelação do ano. Em 1999 melhor repórter de rádio. Em 2006 fui pra Rádio Capital em SP onde trabalhei com Fiori Gigliotti. Em 2007 fui eleito o melhor repórter esportivo de rádio de SP pelo site Papo de Bola. Desde 2007 estou na Equipe Líder (antes na Rádio Tupi e agora Iguatemi). Trabalhei em Tvs regionais de Santos e escrevo no meu blog desde 2008, com média de 400 mil visitas mês.

Alvinegro da Vila: Você é um jornalista que trabalha em várias áreas como rádio, internet, assessoria de imprensa e às vezes na TV. Como faz para conciliá-las? Você crê que todos os jornalistas devem estar preparados para o trabalho multimídia? 

- Ademir Quintino: Com certeza. Temos que ser eclético. O mercado exige! Além disso a concorrência é cada vez maior.

Alvinegro da Vila: Como você se comportaria diante de um futuro conflito de interesse entre seu trabalho de assessor de imprensa e o seu trabalho como repórter?

- Ademir Quintino: Não assessoro ninguém do time profissional. Hoje só assessoro um jogador da base e quando ele estiver entre os profissionais, eu pretendo deixar de participar das transmissões de jogos que ele participar, pois não é ético.

Alvinegro da Vila: Você é muito presente nas mídias de internet e está sempre interagindo bastante com seus seguidores. Quão importante para você é esse relacionamento com seus leitores?

- Ademir Quintino: É questão de humildade. Sempre que posso interajo com os leitores.

Alvinegro da Vila: Você que cobre os jogos do Santos FC, em diversos campeonatos, teve alguma cobertura que ficou marcada como especial?

- Ademir Quintino: Sim. 2010, final da Copa do Brasil em Salvador. Meu filho foi comigo e ficamos felizes demais com o título. Foi a primeira viagem de avião dele, que fazia aniversário no dia seguinte.

Alvinegro da Vila: Fizemos uma pesquisa com torcedores do Santos e 70% dos entrevistados responderam que você é o melhor repórter que cobre o Santos FC. Como você se sente com tamanha responsabilidade? 

- Ademir Quintino: Fico muito feliz. Sinal de que estou no caminho certo. A responsabilidade aumenta, mas não fujo dela.

Alvinegro da Vila: Qual o conselho que você daria aos futuros jornalistas?

Ademir Quintino: Conselho? Tem que se empenhar e estar preparado sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário