quarta-feira, 16 de julho de 2014

Conselheiros do Santos FC fazem teste de voto à distância nessa quarta

(Foto: Lucas Santos/Alvinegro da Vila)
Os conselheiros do Santos FC farão um teste de votação à distância, pela internet, na Vila Belmiro, nessa quarta. Caso seja aprovado posteriormente, o novo modelo será utilizado nas próximas eleições presidenciais do clube, que estão marcadas para dezembro deste ano. A novidade foi comunicada na última reunião extraordinária do Conselho Deliberativo.

Segundo Ricardo Campanário, presidente da Comissão Eleitoral do Peixe, a mudança não irá influenciar na transparência do processo eleitoral santista. Conselheiros da oposição, porém, não são a favor da aplicação do voto à distância.

- Continuamos dando o máximo de transparência possível ao processo. Todas as dúvidas serão explicadas. Tudo vai simular o que irá acontecer se aprovarmos o voto à distância. A votação pela internet, além de ter um caráter inclusivo, proporciona segurança e modernidade a todo o processo eleitoral – comenta Campanário ao portal GloboEsporte.com.

Os conselheiros do alvinegro praiano ainda receberão um convite, por e-mail, para o simulador eleitoral na Vila Belmiro. No teste, eles terão de confirmar dados pessoais, como CPF, matrícula e nome, e serão conduzidos à área virtual de votação. Na sequência, irá aparecer uma pergunta simbólica na tela do computador com três opções de resposta: uma deve ser escolhida.

- O teste vai servir para nos dar subsídios para aprimorarmos o processo até a eleição. Essa ideia partiu de um dos conselheiros do Clube. Os conselheiros, já no teste, verão que não se trata de nenhum mecanismo muito complexo. Trata-se de uma ferramenta segura e bem formatada – completou.

A Comissão Eleitoral foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Santos em fevereiro. O objetivo dela é discutir diversas mudanças no processo eleitoral, inclusive a criação de voto à distância. De acordo com o parágrafo segundo do Artigo 29 do Estatuto Social do clube, cidades a mais de 50 km da cidade de Santos que tenham acima de 500 associados aptos para votar podem ter urnas eletrônicas, mas devem ser listadas devidamente no edital de convocação das eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário