sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Santos domina YouTube no Brasil, mas não gera receita

Ranking dos 10 clubes da Série A no Youtube
(Foto: Reprodução do site Maquina do Tempo UOL)


No futebol brasileiro, ninguém soube usar o YouTube tão bem quanto o Santos Futebol Clube. Para mostrar o domínio do clube paulista, basta comparar seu canal com os dos rivais da Série A do Campeonato Brasileiro. A soma de todas as visualizações dos times nas redes sociais atinge um total de 194 milhões e Santos TV sozinha é responsável por 56% desse número.

Ainda assim, a comunicação do clube tem dificuldade em monetizar esses números, o que explicita o quanto é difícil aos clubes tornar o YouTube mais do que um canal de comunicação institucional. O Peixe chegou a fechar com a Netshoes, em 2011, e a empresa bancou a estrutura. Até o início deste ano, havia também um contrato com a Esporte Interativo, que pagava um valor mensal.

Hoje em dia ainda há parcerias com o Google, que detém o YouTube. O clube tem maiores cotas na hora de monetizar por visualização. Canon e GoPro ajudam com equipamentos em troca de algumas pequenas ações.

Agora, o departamento de comunicação do Santos está em conversas com uma emissora de televisão fechada, em acordo que poderia render mais ao Peixe. A linha prega responsabilidade social e aproximação com o público infantil, o que pôde ser visto em vídeos contra o racismo ou com a presença da Unicef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário