(Foto: Coluna IG)
Neymar da Silva Santos Júnior, nascido em Mogi das Cruzes, no dia 05/02/1992, é o homenageado da semana no blog Alvinegro da Vila. Atualmente jogador do Barcelona, o atacante se tornou o maior ídolo da atual geração do Santos FC e conquistou o coração de milhares de torcedores pelo mundo.
Neymar aos 6 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Em 07/03/2009 a promessa santista estreou no time profissional na vitória do Peixe em cima do Oeste no Pacaembu. 'Ney' não balançou as redes mas quase fez um golaço, mas a trave não o ajudou. Seu primeiro gol no time principal veio contra o Mogi Mirim no próprio estádio onde fez sua estréia. Naquele mesmo ano, o então camisa 7 foi destaque na semifinal do estadual onde o Santos eliminou o Palmeiras, mas na final, derrota para o Corinthians e um amargo vice-campeonato. Conquistou o prêmio de revelação do Paulistão 2009.
Com a volta de Robinho em 2010, Neymar passou a ser o 11 que o consagrou no Santos FC. Jogando ao lado do ídolo, ajudou o Peixe na conquista do Paulistão e da Copa do Brasil, conseguindo o feito de marcar cinco gols em clássicos (três deles em cima do São Paulo, um contra o Palmeiras e outro contra o Corinthians). Com goleadas por 10 a 0, 9 a 1, 8 a 1, gol 11500 da história do alvinegro praiano e convocação para a seleção brasileira, o ídolo esteve muito perto de deixar o clube e ir para o Chelsea que estava "com o cheque assinado" de 30 milhões de euros. No dia 23 de agosto daquele mesmo ano, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro fez uma reunião com Neymar da Silva Santos, empresário e pai do jogador. Na reunião estavam Luís, Neymar pai e o filho. Luís apagou a luz da sala onde estavam e mostrou a eles uma cadeira vazia.
Após isto, o celular de Luís Álvaro tocou. Na linha, estava Pelé, que também tentava convencer o pai do atleta a manter seu filho no Santos. Depois de 15 minutos de conversa no telefone, Pelé conseguiu e o jogador permaneceu na Vila Belmiro.
Em 2011 ganhou com a seleção o campeonato mundial sub-20. Pelo Santos, reforçado com Elano, foi peça chave na conquista do Bi-Campeonato Paulista, fazendo o gol do título em cima do rival Corinthians; foi o melhor jogador da Libertadores 2011. Sua estreia pelo Campeonato Brasileiro aconteceu apenas na 12ª rodada, na emocionante partida contra o Flamengo. No tão esperado duelo contra Ronaldinho Gaúcho, Neymar marcou dois dos quatro gols santistas, mas não pôde evitar a derrota da sua equipe num incomum 5 a 4. Posteriormente, no final do ano, um dos gols marcados nesse jogo foi eleito o mais bonito de 2011 no Prêmio FIFA Ferenc Puskás.
Em 2012 Neymar marcou o centésimo gol da sua carreira no dia 05 de Fevereiro diante do Palmeiras, mas o Santos perdeu por 2 a 1. Comandou o Peixe no tri-campeonato do Paulistão e pela Libertadores fez o segundo gol mais bonito do ano diante do Internacional, mas não conseguiu conquistar com o seu clube a tão sonhada conquista da Libertadores no centenário: derrota para o Corinthians na semi e o adeus do sonho do tetra. Participou do vice-campeonato da seleção olímpica e conquistou a Recopa Sul-Americana com o Santos, o último título do camisa 11 com o manto sagrado.
Sem disputar o principal torneio continental, tudo indicava que era o último ano de Neymar com a camisa do Santos Futebol Clube, o jogador comandou o seu clube junto com Walter Montillo e Cícero ao vice-campeonato estadual, o título daria o tetra-campeonato inédito, mas o Corinthians se sagrou campeão na Vila Belmiro. Foi negociado ao FC Barcelona por cerca de 86 milhões de euros e se despediu do Santos no empate por 0 a 0 contra o Flamengo, no estádio Mané Garrincha em Brasília. Neymar jogou sua última partida na Vila Belmiro diante do Joinville/SC pela Copa do Brasil, o jogo também acabou 0 a 0. Estreou pelo Barcelona no amistoso contra seu ex-clube (parte do acordo na negociação), goleada por 8 a 0, mas Neymar não marcou. Foi eleito o 5º melhor jogador do mundo pela FIFA no ano de 2013.
Ao todo Neymar fez 230 partidas pelo Santos FC e marcou 136 gols, além de diversos títulos individuais, com suas equipes, e com a seleção brasileira. Obrigado por tudo, Neymar! Não esquece de voltar um dia.
SIGA: @alvinegro_sfc
Nenhum comentário:
Postar um comentário