sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ÍDOLOS DA TORCIDA: Edson Arantes do Nascimento

(Foto: Arquivo Lancenet!)

Edson Arantes do Nascimento, nascido no dia 23 de outubro de 1940 em Três Corações (MG) e apelidado de Pelé, camisa 10 que até goleiro já foi, é o homenageado da semana pelo Blog Alvinegro da Vila no quadro 'Ídolos da Torcida'.  O Rei do Futebol atuou 1114 partidas pelo Santos FC e marcou 1091 gols.

Pelé chegou ao Santos FC com 15 anos e começou a jogar em 7 de setembro de 1956, graças a Waldemar de Brito, que o trouxe para jogar no Peixe. A partida terminou 7 a 1 para o Santos, que enfrentava o Corinthians de Santo André, e Pelé marcou o sexto gol da equipe.

Conquistou seu primeiro Paulista em 1958. No ano seguinte, serviu o Exército, mas não deixou de atuar pelo Santos. Nessa época passou a atuar com Coutinho, a quem considera um dos melhores jogadores com quem atuou. Disputou 103 partidas no ano por Santos, Seleção Brasileira, Forças Armadas e jogos festivos. Com o Peixe, chegou a jogar 22 partidas em um intervalo de seis semanas, em 14 países diferentes. Foi campeão do mundo pelo Brasil, na Suécia. Com 19 anos, em meio a um avalanche de propostas do exterior ignoradas pelo Santos, Pelé conquistou o Torneio Rio-São Paulo em 1959.

Jogando pela seleção na Copa do Mundo de 1962, voltou ao Peixe para conquistar a Libertadores. Na partida desempate da decisão, contra o Peñarol, em Buenos Aires, fez dois gols na vitória por 3 a 0. Depois venceu o Mundial de Clubes, com duas vitórias sobre o Benfica, anotando dois gols no primeiro jogo e três no segundo. 

Em 1963 não foi muito diferente, voltou de uma contusão para marcar o gol decisivo da virada sobre o Boca Juniors, da Argentina, para sagrar-se bicampeão da Libertadores. Já no Mundial de Clubes marcou dois na derrota fora de casa para o Milan, mas ficou lesionado e fora nos outros dois jogos que deram o titulo  mundial ao Peixe.

Em 1964 o camisa 10 'virou' goleiro. Gilmar foi expulso aos quarenta e dois minutos do segundo tempo e o Santos vencia o Grêmio naquele momento por 4 a 3. Pelé foi para o gol e segundo relatos da época fez duas defesas sensacionais. Os jogadores do Grêmio sentiram que poderiam chegar pelo menos ao empate, devido à inexperiência de Pelé na posição e chutaram de todas as distâncias, mas o Rei ajudou o Santos a manter o placar e se classificar para a final. Depois, como não poderia deixar de ser, foi carregado em triunfo pelos seus companheiros, por ser um herói, mesmo jogando improvisado na posição. Resultado final, Pelé não tomou gol e o Santos FC venceu por 4 a 3 a partida. Outro fato é que durante a 'era Pelé', o Peixe ficou 11 anos sem perder em campeonatos paulistas para seu maior rival, o Corinthians, entre 1957 e 1968, entre esse período ocorreram 22 jogos.

Como já diz a torcida 'Só o Santos parou a guerra' isso de fato aconteceu, o Santos de Pelé parou a guerra civil que ocorria no Congo em 1969. O Peixe fez um amistoso contra Congo e as forças de Kinshasa e Brazzaville cessaram a guerra para poder acompanhar o jogo, foram quatro jogos e Pelé marcou cinco gols. Além da guerra do Congo, a guerra que ocorria na Nigéria também foi interrompida para ver o Santos FC jogar.

Outro fato curioso do Rei aconteceu durante uma partida onde venceu com o Santos a seleção juvenil colombiana por 4 a 2, em 1968, onde Pelé foi expulso pelo árbitro colombiano Guillermo Velásquez mas os protestos dos torcedores foram tão claros que o juiz preferiu se afastar e deixou a partida nas mãos de seu assistente, Omar Delgado Piedrahita, que chamou o Rei de volta ao campo.

O camisa 10 marcou seu milésimo gol no Maracanã, contra o Vasco, no dia 19 de novembro de 1969 e o Santos FC saiu com a vitória por 2 a 1. A partida era válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e foi marcado de pênalti. Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Pelé vestiu uma camisa do Santos de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.

(Foto: Arquivo AE / Reprodução R7)


Pelé se despediu em 2 de outubro 1974 durante um confronto entre Santos FC e Ponte Preta, onde o Rei se ajoelhou no meio do gramado da Vila Belmiro, saudou todo o público presente que foi ás lagrimas, e deu a volta olímpica. Na partida o Rei não marcou, mas o Peixe venceu por 2 a 0. O jogador retornou aos gramados atuando pelo clube americano do Cosmos entre 1975 e 1977, e se despediu em uma partida contra o Santos FC onde atuou pelo clube que jogou por toda carreira no segundo tempo.

Com a camisa do Santos FC ganhou dez campeonatos paulistas, quatro torneios Rio-São Paulo, seis campeonatos brasileiros, duas libertadores e mundiais, uma supercopa sul-americana e uma recopa continental. 

Foi premiado em 2014 com a Bola de Ouro, título dado ao melhor jogador do mundo no ano anterior, mas que foi entregue a Pelé que jamais tinha levantado pois na época apenas os jogadores que atuavam na Europa poderiam concorrer ao troféu. Com isso, a maior injustiça de todos os tempos foi amenizada e Pelé enfim premiado como o maior de todo o planeta. E foi do nosso Santos que ele partiu para o mundo inteiro! Obrigado, Pelé.

(Foto: Reuters)


Nenhum comentário:

Postar um comentário