terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ÍDOLOS DA TORCIDA: José Macia 'Pepe'

(Foto: Arquivo Alvinegro da Vila)

José Macia Pepe, mais conhecido como Pepe, nascido em 25 de Fevereiro de 1935, é o homenageado do 'Ídolos da Torcida', que hoje foi antecipado devido ao fato do nosso "padrinho" completar mais um ano de vida nesta terça-feira.

Autor de 405 gols com a camisa do Santos, o 'Canhão da Vila' é o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Pelé. O camisa 11 começou sua carreira profissional no futebol em 1954, sua potente perna esquerda sempre foi seu ponto forte.

Pepe fez história no Santos conquistando 11 vezes o título de campeão paulista, 5 vezes a Taça Brasil e 4 vezes o Torneio Rio-São Paulo, mas foi em 1963 que o ex-atleta escreveu um dos capítulos mais marcantes de sua passagem de 15 anos pelo Santos Futebol Clube. Diante do Milan, o Santos disputava o bicampeonato mundial e foi derrotado por 4 a 2 na Itália; além disso, o Peixe não teria o capitão Zito e o Rei Pelé para a partida de volta no Maracanã. Então, Pepe apareceu marcando 2 gols na vitória santista por 4 a 2, forçando a realização de uma terceira partida, também vencida pelo Santos por 1 a 0, consagrando o alvinegro praiano como bi-mundial. 

Após encerrar sua carreira, em 1969, jogando apenas pelo Santos FC e pela seleção Brasileira (onde marcou 22 gols em 40 jogos), Pepe se tornou treinador, tendo passagem vitoriosa por diversos clubes como Santos, São Paulo, Atlético Paranaense, Portuguesa Santista e Fortaleza.

Parabéns "Canhão da Vila", pelos seus 79 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário